Aderência à inovação: Cinco vantagens dos modernos adesivos universais dentários.

Desde a demografia e as exigências dos pacientes, à técnica e filosofia, e até mesmo a nossa compreensão geral da saúde oral – a odontologia está em constante evolução. E essas mudanças precisam de materiais dentários novos e inovadores, incluindo os adesivos.
Os fabricantes continuam a fazer melhorias nos adesivos dentais para atender às necessidades modernas dos clínicos. Os adesivos universais, em particular, oferecem vantagens importantes em desempenho e facilidade de uso. Um bom adesivo universal deve incluir as seguintes características:
- Alta força de adesão
- Compatibilidade com a sua técnica de condicionamento preferida
- Adequação para restaurações diretas e indiretas
- Capacidade de aderir a materiais de restauração como cerâmica vítrea, zircônia, metais e compósitos sem primer extra
Os adesivos universais são atraentes por estas razões, mas existem na verdade cinco benefícios adicionais de desempenho que pode não ter considerado:
1. Radiopacidade: Diferencie camadas de adesivo de lacunas, vazios e cáries
A maioria dos adesivos universais são radiolúcidos. Numa radiografia, pode ser difícil diferenciar entre acúmulo de adesivo, cáries secundárias, lacunas marginais e vazios sob a restauração, principalmente em áreas difíceis de inspecionar. A radioluscência sob uma restauração existente pode levar a um diagnóstico incorreto – e a um tratamento invasivo exagerado. Para resolver esse problema, alguns fabricantes adicionam preenchimentos radiopacos inorgânicos para aumentar a radiopacidade do adesivo. No entanto, os preenchimentos inorgânicos podem aumentar a viscosidade e afetar as propriedades de aplicação do material, tornando o manuseamento mais difícil. Além disso, os preenchimentos tendem a sedimentar ao longo do tempo, o que pode impactar negativamente a qualidade do produto se o frasco não for agitado completamente antes do uso.
Para evitar potenciais problemas, procure um adesivo universal formulado para alcançar radiopacidade semelhante à dentina sem a adição de preenchimentos radiopacos. O Adesivo Scotchbond Universal Plus 3M, por exemplo, usa um monômero radiopaco recém-desenvolvido que permanece homogeneamente distribuído no adesivo e garante uma baixa viscosidade.
2. Aderência à dentina afetada por cáries: Apoia a procedimentos minimamente invasivos
Cada vez mais dentistas estão utilizando abordagens minimamente invasivas e procurando maneiras de preservar o máximo possível da estrutura natural do dente ao remover as cáries. Na maioria dos casos, isso significa deixar a dentina afetada pela cárie, mas firme, no local do fundo da cavidade. E em cavidades profundas, até mesmo a dentina macia próxima à polpa pode ser deixada perto da polpa. No entanto, para que essa abordagem seja bem-sucedida, é necessário que haja um selamento apertado ao redor do tecido cariado. O selamento corta as bactérias restantes de seu suprimento de nutrientes e impede a progressão da cárie dentária.
Felizmente, pode manter seu compromisso com restaurações minimamente invasivas e ainda utilizar um adesivo universal. O Adesivo Scotchbond Universal Plus 3M, por exemplo, foi formulado para uma forte adesão tanto à dentina sã quanto à dentina afetada por cáries, além de selar a dentina afetada por cáries formando uma camada híbrida contínua claramente definida. Isso significa que os clínicos podem aproveitar as propriedades físicas e os benefícios do fluxo de trabalho do adesivo universal enquanto previnem a cárie secundária.
3. Formulação livre de derivados de BPA: Alivie as preocupações dos pacientes
Estimulados pela crescente discussão em torno do Bisfenol A em vários meios de comunicação social, pacientes e dentistas procuram opções de tratamento que não envolvam formulações baseadas em derivados de BPA, como BisGMA. Para dar aos seus pacientes a máxima confiança nos materiais que utiliza, procure adesivos universais com uma formulação livre de derivados de BPA, como o Adesivo Scotchbond Universal Plus 3M.
4. Funciona como primer para restaurações indirectas: Melhora a durabilidade, simplifica o procedimento e reduz o stock
Normalmente, os primers dentários contêm um agente de acoplamento, como o silano, diluído com solvente. Os silanos contêm grupos reativos que ajudam a promover a ligação entre materiais orgânicos e inorgânicos, ou seja, a estrutura do dente e o material de restauração. Os silanos podem ser ainda mais aprimorados ao serem combinados com uma variedade de grupos funcionais que melhoram a compatibilidade com diferentes polímeros.
Por exemplo, o Adesivo Scotchbond Universal Plus 3M contém uma mistura otimizada de silanos que lhe permite funcionar tanto como primer quanto como adesivo. Além dos silanos funcionais metacrilatos presentes em seu antecessor, o adesivo Scotchbond Universal 3M, a nova formulação também contém silano aminofuncional. Esta combinação proporciona uma força de união padrão de ouro à cerâmica vítrea condicionada.
De facto, vários estudos in-vitro mostraram que a força de ligação de Scotchbond Universal Plus à cerâmica vítrea condicionada é comparável à de adesivos com um silano separado.
5. Auto-cura e dupla cura: Simplifica o procedimento, reduz o stock e melhora a confiança
As formulações adesivas ácidas como adesivos universais modernos são frequentemente incompatíveis com os iniciadores de peróxido/amina usados em produtos de auto-cura e dupla cura, como cimentos de resina ou materiais de construção de núcleo, porque a acidez pode inibir a cura na interface com o adesivo. Para superar essa incompatibilidade, normalmente é necessário misturar um ativador de auto-cura ou um ativador de dupla cura com o adesivo como uma etapa extra antes da aplicação. O Adesivo Scotchbond Universal Plus 3M contém uma pequena quantidade de sal de metal de transição que proporciona compatibilidade com o iniciador de peróxido/amina e elimina a necessidade de um ativador separado. No entanto, o adesivo ainda precisa ser polimerizado com uma luz de cura para garantir o máximo desempenho.
O adesivo Scotchbond Universal Plus tem um benefício adicional quando usado em combinação com o cimento de resina RelyX Universal 3M: o adesivo não precisa ser fotopolimerizado porque o mecanismo de auto-cura do cimento de resina também polimeriza a camada adesiva. Isso significa que o adesivo pode ser distribuído de forma ideal pela pressão da colocação do material de restauração – evitando assim qualquer problema potencial de ajuste causado pelo adesivo acumulado curado antes da colocação da restauração.
Conclusão
Os adesivos universais oferecem muitas vantagens e alguns materiais evoluíram bem além de uma forte adesão. Esses materiais de próxima geração são formulados para atender a necessidades específicas dos dentistas, como a radioluscência ou o suporte para a odontologia minimamente invasiva. Por essas razões, vale a pena dar uma nova vista de olhos aos adesivos universais – e como os últimos avanços podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Produtos recomendados
Artigo do nosso partner Solventum.